06/06/2025
5 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente
MEMÓRIA FFPD
Rio de Janeiro, 1992
📸claudiaferreirafot
Em 1992, aconteceu, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento — a RIO-92 — que reuniu líderes de 178 países. Paralelamente à cúpula oficial, mais de 20 mil pessoas se reuniram no Fórum Global, um espaço aberto à sociedade civil, onde ocorreram debates, protestos, performances artísticas e mobilizações. Nesse cenário, o Planeta Fêmea se destacou como um território político e criativo do feminismo global, reunindo mulheres de todo o mundo para discutir o futuro do planeta sob uma perspectiva de justiça social, ambiental e de gênero.