17/01/2026
A rua é composta por gente, histórias, fofoca, maldizer, bendizer; gente que diz sim, que diz não.
Pensando sobre a cidade e especialmente, as pessoas, percebo que elas são o meu foco principal desde que comecei na fotografia. Elas e sua forma de ocupar e interagir com os espaços, em suas performances do cotidiano. E com isso, surgiu uma inspiração para nortear os próximos cliques: encurtar distâncias.
O que isso significa? Significa que a cada saída, vou me aproximar mais das pessoas. Não é uma regra, pois requer disposição, mas o objetivo é esse.
Começo por escolher a feira como lugar de experimentação.
A proposta é criar aproximações, diálogo, não apenas ser um observador à margem, mas alguém que afeta o espaço (e que se afeta com ele).
Eu não gosto da maioria dessas fotos, em termos de composição e estética, mas elas guardam algo em si: o começo.
Este é o marco inicial de um estudo em processo, que chamo de Encurtando Distâncias.
As fotos são da feira do bairro Simus, Sorocaba/SP.
(Texto escrito no embalo de: Tim Maia - Canário do Rei)