31/12/2015
Bom quero em primeiro Lugar agradecer a Deus por tudo que vivi neste ano que se vai, tempos que sorri e tempos que chorei, pelas horas de incerteza, momentos que nada fazia sentido.
Mas não posso deixar de compartilhar sobre um tema que foi capa de revista, matéria televisiva e também ibope na mídia “Ser Negro”.
Procurei e olha o que encontrei :
“ Ser Negro “
Pra quem não sabia e pretende saber
Ser negro não é ser bom no futebol nem saber correr
Não é cantar no coro e gostar de qualquer mulher
Não é ser preguiçoso e so querer beber
São séculos de luta contra a mentalização
Lavagens cerebrais e constante exploração
É nascer em africa e africa não conhecer
É desde novo ouvir que africanos estam a morrer
É crescer mal vestido e mal alimentado
É ouvir histórias do passado e sentir-se revoltado
É o seu melhor amigo ser branco e os pais não concordarem
É ver os seus pais chorarem por não aguentarem
A frustração de não conseguir um emprego melhor
A ilusão de ver o seu filho formar-se e ser dotor
É não ter pra comida quanto mais para as propinas
É fazer grandes festas de natal com prendas pequeninas
Pra quem não sabia e pretende perceber
Deixem fazelos entender que ser negro é ser assim
É esforçar-se o dobro pra ter a mesma oportunidade
É ver a vida da rua como uma necessidade
É não ter dinheiro pra ir para a faculdade
É ser ensinado que não se tem capacidade
Ser negro é ser esperto, mas não ser inteligente.
É levar por todos os lados, mas mesmo assim seguir em frente.
É trocar o seu orgulho pela sobrevivência
Pra não ter o destino dos índios a beira da inexistência
É ter trabalho nas obras Mcdonalds e pouco mais
No fundo é sermos homens, mas tratados como animais.
É ser o bote expiatório de todas as frustrações
É ser o mal da fita em todas as profissões
É ser o contrário de puro de bom ou de imaculado
É sermos livres sem nunca ser alforriados
É ter a casa de madeira ao invés de ser de palha
É chegar à conclusão que o gueto é só mais uma sanzala
Ser negro é ser o bandido coitado esfomeado
É ser importado explorado e depois escravizado
É fugir da sua pátria porque esta está em guerra
É todos os dias ouvir preto vai pra tua terra
É ter o diploma, mas não ter o perfil adequado.
É ir a entrevista de emprego, mas o lugar já estar ocupado
É entrar numa loja e ser olhado de lado
É ser catalogado e estereotipado
Mas apesar de tudo isto ser negro é ser sobrevivente
Saber viver a vida saber ser diferente
É ter musica no corpo e alegria na alma
Voltar as suas raízes quando a natureza chama
Ser ou não ser eis a questão
Ser negro é ser no corpo, mas também no coração.
É ser contente e sofredor sempre até ao fim
E pra quem não sabia ser negro é ser assim
Não é ser perfeito não é ser mal ou leviano
A verdade ser negro é apenas ser um ser humano
Se não sabias ficas, a saber,
Ser negro é ser assim
O sangue é vermelho
Pra toda a gente
O sol brilha pra toda a gente
Tu sabes muito bem que ser negro é ser assim
Autor : Gutto
“ Depois Desse desabafo quero começar a compartilhar um pouco sobre o que muito não veem Beleza Negra “