10/10/2025
"Você deveria alugar um estúdio e fazer aqueles ensaios de natal com cenário pronto..."
Não foi a 1ª vez que ouvi esse tipo de sugestão, mas sempre me deixa num mix de sentimentos.
Não tenho nada contra esse tipo de ensaio, mas nunca senti vontade de fazer, não é um tipo de foto que conversa comigo e com o que quero com o meu trabalho.
Estava hoje conversando com outras amigas fotógrafas justamente sobre isso. Eu parei de oferecer ensaios de natal tem 2 anos. Virou uma grande frustração pra mim. Ironicamente é um dos ensaios que mais amo fotografar porque me permite acessar um lugar que a Mari criança não viveu. Mas o ensaio de natal do jeito que eu faço não vende. E eu entendo... toma tempo, faz bagunça, acontece num período de muitos gastos com presentes, festas e viagens de fim de ano, acaba que não é uma prioridade. Os ensaios em estúdio se tornam a opção mais viável para as famílias. É mais rápido, em poucos minutos você já tem ali meia dúzia de fotos pra postar nas redes sociais, não precisa montar árvore nenhuma (e não vai ter que desmontar nada quando o natal passar) e o valor pago é quase simbólico por essa lembrança. São fotos fofas, os cenários são mágicos, tudo é perfeito... mas pra mim não carregam sentimento, não carregam história. E não estou dizendo que nunca farei, pode ser que algum dia faça sentido pra mim oferecer esse tipo de ensaio. Mas por enquanto ainda não é o caso.
Quando eu era criança morria de vontade de montar uma árvore de natal com a minha família, mas meus pais nunca foram ligados no natal e minha mãe se recusava a montar porque dizia que depois ela que teria que desmontar tudo sozinha (verdade seja dita, na maioria das vezes é isso que acontece, né?). Então essa tradição eu não vivi na infância. E talvez por isso os ensaios de natal em casa tenham tanto valor pra mim e seja tão difícil pensar em oferecer um ensaio com cenário genérico sem ligação nenhuma com as famílias. O tipo de ensaio que eu gosto de fazer é um ensaio mais livre, pra montar a árvore sem pressa, com enfeites que passam por gerações ou que foram trazidos de viagens, é um ensaio pra guardar o 1º natal de uma família na casa nova... {continua nos comentários}