Goma Oficina

Goma Oficina coletivo de arquitetura, design e fotografia
associação cultural
www.gomaoficina.com

Campo e Cidade na América Latina, exposição organizada pelo  no , apresenta uma seleção de experiências latinoamericanas...
21/05/2026

Campo e Cidade na América Latina, exposição organizada pelo no , apresenta uma seleção de experiências latinoamericanas que buscaram aproximar os modos de vida rurais e urbanos ao longo do século 20. Reunindo investigações do acervo Centro Interamericano de Vivienda y Planeamiento (CINVA) da Colômbia, o projeto revisita essas reflexões e práticas, propondo desnaturalizar a dicotomia entre campo e cidade e repensar as relações entre cultura, território e habitação no continente.

A Goma Oficina desenvolveu a expografia, design gráfico, fotografia e assistência curatorial para a exposição. Com o desafio de traduzir a densidade teórica do material em uma narrativa espacial acessível, os projetos de arquitetura e comunicação visual buscaram trazer a materialidade do tema para o espaço expositivo; foram utilizados suportes para os textos como placas de papelão com a lateral exposta e lonas de caminhão.

A instalação principal apresenta fotografias impressas em tecido, fixadas em perfis ranhurados de alumínio, suspensos por cordas náuticas, em grampos presos no forro. Para a exposição dos títulos e publicações, vitrine modular em vidro temperado e conectores plásticos. Como suporte para a prensa de tijolos, tablado em madeira, revestido com lona vinílica.

A tipografia adotada (Baste B por , acompanhada de Lausanne por ) remete à estética dos blocos construtivos e encaixe dos maquinários; suas laterais arredondadas foram replicadas no recorte das placas expositivas.

Goma Oficina
Arquitetura: Vitor Pena, Gabriela Toral
Design: André Stefanini, Flora Milanez, Assist: Douglas Santiago
Fotografia: Cat Tenório, Douglas Santiago, Fernando Banzi, Jessica Silva, Lauro Rocha, Tiago A. Santana
Registros da exposição: Lauro Rocha

Curadoria: Nilce Aravecchia, Beatriz Barsoumian de Carvalho, Eduardo Verri Lopes, Juliana Silva Ramos e Matheus Bonini Machado

Produção: Karina Silva e Leonardo Gomes

Montagem: Júnior e Rogério Previati

A exposição segue aberta para visitação com entrada gratuita até 31.05.2026

Este projeto de design está na shortlist do prêmio Latin American Design Awards 2026 🏆

Campo e Cidade na América Latina, exposição organizada pelo  no , apresenta uma seleção de experiências latinoamericanas...
19/05/2026

Campo e Cidade na América Latina, exposição organizada pelo no , apresenta uma seleção de experiências latinoamericanas que buscaram aproximar os modos de vida rurais e urbanos ao longo do século 20. Reunindo investigações do acervo Centro Interamericano de Vivienda y Planeamiento (CINVA) da Colômbia, o projeto revisita essas reflexões e práticas, propondo desnaturalizar a dicotomia entre campo e cidade e repensar as relações entre cultura, território e habitação no continente.

A Goma Oficina desenvolveu a expografia, design gráfico, fotografia e assistência curatorial para a exposição. Com o desafio de traduzir a densidade teórica do material em uma narrativa espacial acessível, os projetos de arquitetura e comunicação visual buscaram trazer a materialidade do tema para o espaço expositivo; foram utilizados suportes para os textos como placas de papelão com a lateral exposta e lonas de caminhão.

A instalação principal apresenta fotografias impressas em tecido, fixadas em perfis ranhurados de alumínio, suspensos por cordas náuticas, em grampos presos no forro. Para a exposição dos títulos e publicações, vitrine modular em vidro temperado e conectores plásticos. Como suporte para a prensa de tijolos, tablado em madeira, revestido com lona vinílica.

A tipografia adotada (Baste B por , acompanhada de Lausanne por ) remete à estética dos blocos construtivos e encaixe dos maquinários; suas laterais arredondadas foram replicadas no recorte das placas expositivas.

Goma Oficina
Arquitetura: Vitor Pena, Gabriela Toral
Design: André Stefanini, Flora Milanez, Assist. Douglas Santiago
Fotografia: Cat Tenório, Douglas Santiago, Jessica Silva, Lauro Rocha, Tiago A. Santana
Registros da exposição: Lauro Rocha

Curadoria: Nilce Cristina Aravecchia Botas, Beatriz Barsoumian de Carvalho, Eduardo Verri Lopes, Juliana Silva Ramos e Matheus Bonini Machado

Produção: Karina Silva e Leonardo Gomes

Montagem: Júnior e Rogério Previati

A exposição segue aberta para visitação com entrada gratuita até 31.05.2026

Este projeto de design está na shortlist do prêmio Latin American Design Awards 2026 🏆

Agenda de exposições em cartaz: CAMPO E CIDADE NA AMÉRICA LATINAexpografia, comunicação visual e assistência de curadori...
09/03/2026

Agenda de exposições em cartaz:

CAMPO E CIDADE NA AMÉRICA LATINA
expografia, comunicação visual e assistência de curadoria por Goma Oficina
25 de novembro de 2025 a 31 de maio de 2026
visitação: segunda à sexta, 10h às 18h
curadoria: Nilce Cristina Aravecchia Botas Beatriz Barsoumian de Carvalho Eduardo Verri Lopes Juliana Silva Ramos Matheus Bonini Machado -
Centro MariAntonia da USP - Rua Maria Antonia, 294 - Vila Buarque
entrada gratuita

DEMONSTRA: PELA POÉTICA DEF
expografia e comunicação por Goma Oficina
9 de dezembro de 2025 a 3 de maio de 2026
visitação: terça a domingo, 10h às 20h
curadoria: .br
Centro Cultural FIESP - Avenida Paulista, 1313 Em frente a estação Trianon-Masp do Metrô - Bela Vista
entrada gratuita

OUVIDOR 63: HABITAR A ARTE
expografia e comunicação por Goma Oficina
6 de setembro de 2025 a 29 de março de 2026
visitação: quarta a segunda das 10h às 18h (fechado às terças)

Memorial da Resistência - Largo General Osório, 66
entrada gratuita

TERRITÓRIO LIBERDADE
organização e comunicação visual por Goma Oficina
4 de fevereiro a 28 de março de 2026
visitação: domingo à domingo, 04h40 à 00h20
Espaço expositivo Metrô Santana - Linha 1 Azul - Avenida Cruzeiro do Sul, 3173, Santana
necessário pagamento de tarifa de embarque do metrô

UMA VERTIGEM VISIONÁRIA — BRASIL: NUNCA MAIS
expografia por Goma Oficina
7 de setembro de 2024 a 24 de maio de 2026
visitação: quarta a segunda das 10h às 18h (fechado às terças)
curadoria:
Memorial da Resistência - Largo General Osório, 66
entrada gratuita

ABERTO5
reprodução e restauro de maquetes de Eduardo Longo por Goma Oficina
8 de março a 31 de maio de 2026
visitação: quarta a domingo, 10h às 19h
Casa Bola - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2889, Jardim Paulistano
ingressos à venda em .art

Créditos fotos:
Campo e Cidade, Território Liberdade: Lauro Rocha / Demonstra: João Liberato / Ouvidor 63: Beto Assem / Uma Vertigem Visionária: Levi Fanan / Aberto5: Tatewaki Nio

Mais uma exposição fruto da oficina de mapeamento fotográfico 📸🗺️A Associação Cultural Goma Oficina, em parceria com o M...
27/02/2026

Mais uma exposição fruto da oficina de mapeamento fotográfico 📸🗺️

A Associação Cultural Goma Oficina, em parceria com o Metrô de São Paulo, convida para a exposição Território Liberdade, resultado de um processo coletivo de pesquisa, formação e produção no centro de SP. A mostra reúne trabalhos desenvolvidos a partir de uma oficina realizada entre abril e maio de 2025, que utilizou o mapeamento fotográfico como ferramenta crítica de leitura do território. Caminhar pelo bairro da Liberdade foi o ponto de partida para investigar memórias, apagamentos históricos, migrações e narrativas invisibilizadas da cidade. Entre mapas, fotografias e percursos urbanos, a exposição propõe novas formas de olhar e disputar as histórias oficiais sobre a Liberdade.

🗓 Abertura: 04/02/2026
📍 Local: Metrô Santana – Linha Azul

Créditos Imagens:
01 Vinicius Campos
02 Fábio Andrade
03 Lauro Rocha
04 Lauro Rocha
05 Tiago A. Santana
06 Joel Alencar
07 Vinicius Campos
08 Jessica Silva
09 Tereza Cardoso
10 Dominique
11 Julia Machado .mchado
12 Marília Santos
13 Joel Alencar
14 Paolla Karrara
15 Lauro Rocha

A Associação Cultural Goma Oficina, em parceria com o Metrô de São Paulo, apresenta e convida a todos para a exposição T...
06/02/2026

A Associação Cultural Goma Oficina, em parceria com o Metrô de São Paulo, apresenta e convida a todos para a exposição Território Liberdade, resultado de um processo coletivo de pesquisa, formação e produção desenvolvido no centro da cidade de São Paulo. Com curadoria coletiva, a mostra reúne trabalhos originados da oficina homônima realizada nos meses de abril e maio de 2025, que teve o mapeamento fotográfico como ferramenta metodológica e o ato de fotografar como prática crítica de leitura do mundo e de inscrição no território, a partir das reflexões de Vilém Flusser.

A oficina propôs o flanar como experiência fundamental para vivenciar o bairro da Liberdade e seus arredores, ativando o caminhar como método de investigação sensível e crítica do espaço urbano. Ao longo de cinco encontros, os participantes realizaram leituras, palestras, análises de mapas e fotografias históricas, além de uma expedição fotográfica pelo bairro. Esse percurso evidenciou processos de apagamento histórico, atravessados pelo racismo estrutural, movimentos migratórios dos últimos cem anos e a permanência de memórias vivas que tensionam as narrativas hegemônicas de “desenvolvimento” da cidade.

Mapas e cartografias foram centrais nesse processo, não apenas como instrumentos de orientação, mas como dispositivos críticos de interpretação do território. A partir de rotas e pontos de interesse definidos coletivamente, construiu-se um mapeamento fotográfico diverso que coloca em disputa as narrativas oficiais sobre a Liberdade, revelando histórias silenciadas e outras formas de existência e ocupação do espaço urbano. A formação contou com associadas e associados da Goma Oficina, o coletivo Cartografia Negra, a historiadora Tais Santana e um corpo discente diverso, reunindo diferentes olhares e experiências.

Serviço:
Exposição Território Liberdade
Local: Metrô Santana (Linha Azul)
Data: 04 a 28/02/2026

Visita Guiada
Local: Metrô Santana (Linha Azul)
Data: 07/02/2026
Horário: 10h às 12h
Informações: ou [email protected]

Foto do post:

Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política, foi premiado com a prata no A identidade gráfica foi inspirada na estéti...
19/12/2024

Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política, foi premiado com a prata no

A identidade gráfica foi inspirada na estética de lutas populares da época, como folhetos, faixas e placas levantadas nas passeatas, com foco na tipografia e no preto sobre o branco. A fonte Ruder Plakat, utilizada nos títulos, foi desenvolvida por estudantes na década de 1950 para aplicação em cartazes e pôsteres. O texto corrido teve como referência a estética de jornais, material presente na exposição através do acervo de Inês Etienne Romeu.
A comunicação visual da exposição foi feita em placas de madeira com as laterais em preto, compondo com a superfície branca. A publicação buscou referenciar essa estética, com a mesma proporção e composição gráfica que as placas que abriam a sala expositiva. As laterais pintadas em preto replicam em uma nova escala essa mesma linguagem.

Apoio: .fes

Goma oficina
ID visual: e
Design Gráfico: , e .milanez
Fotografia

A exposição fotográfica “256X Caminhos” é resultado de um processo de construção coletiva a partir das obras das fotógra...
21/11/2024

A exposição fotográfica “256X Caminhos” é resultado de um processo de construção coletiva a partir das obras das fotógrafas e fotógrafos Anubis, Elaine Xavier, Rafa Félix e Tiago A. Santana. Esses artistas compartilham como ponto de intersecção suas identidades forjadas no território e na ancestralidade.

256X Caminhos aborda a temática negritude e periferia, compreende a arte como um instrumento político e de estética do pensamento negro e periferico que se constitui e subverte a ideologia hegemônica, ampliando os debates no âmbito educacional para dentro e fora da instituição.

SERVIÇO

Abertura: 26/10/2024 (às 11h)

Término: 26/11/2024

Horário visitação: 8h até às 21h

Local: Senac São Miguel Paulista

📍Avenida Marechal Tito, 1500, São Miguel Paulista, São Paulo/ SP

Entrada: Gratuita | Acesso pela recepção

Ficha Técnica

Fotografia
Anúbis -
Elaine Xavier -
Rafael Felix -
Tiago A. Santana -

Curadoria
Fernando Banzi

Texto
Caroline da Silva Oliveira
Fernando Banzi
Nisia Oliveira

Projeto e Expografia
Associação Cultural Goma Oficina, Vitor Pena e Gabriela Toral

Produção e realização
Senac São Miguel Paulista

📸

«É HOJE » participaremos do LANÇAMENTO DUPLO DO SELO VKHUTEMAS  às 19h. dois livros: « objeto-aula » de  e « construtivi...
23/02/2024

«É HOJE » participaremos do LANÇAMENTO DUPLO DO SELO VKHUTEMAS às 19h. dois livros: « objeto-aula » de e « construtivismo » de aleksei gan, tradução de com textos de e .jallageas no .

o evento contará com uma roda de conversa entre autores, editora e tradutora. além dos livros, também estarão disponíveis marca páginas especiais feitos por .rego. bebidas e comidinhas pela .loja

evento aberto ao público
sexta 23/02
19h-22h
no galpão comum
rua barão de tatui 509
são paulo sp

NESSE SÁBADO! 📕Pra encerrar esse lindo projeto feito a muitas mãos, vamos participar de uma conversava aberta com a equi...
17/08/2023

NESSE SÁBADO! 📕Pra encerrar esse lindo projeto feito a muitas mãos, vamos participar de uma conversava aberta com a equipe, com falas sobre a curadoria, expografia, editoração e projeto gráfico do livro, que reúne e amplia a pesquisa apresentada na exposição. E depois, lançamento e distribuição do livro, seguido de comemoração desse capítulo importante na história do TAIB, que tivemos a honra de fazer parte!! ♥️ ESPERAMOS TODES

curadoria .livia.goes
produção e
arquitetura
assistentes arquitetura
videos
elementos cenográficos
montagem
luz
montagem fina
id visual

ABERTURA QUINTA ❤️ nos últimos meses imergimos no subsolo da Casa do Povo a fim de conhecer o TAIB, um teatro em ruínas ...
14/06/2023

ABERTURA QUINTA ❤️ nos últimos meses imergimos no subsolo da Casa do Povo a fim de conhecer o TAIB, um teatro em ruínas que já foi palco de diversos grupos, públicos e linguagens, reconhecido como um importante espaço de resistência da cidade. Ao lado da , organizamos a exposição “TAIB: uma história do teatro”, apresentada através de uma instalação expográfica que convida a um percurso por diversas histórias que foram encenadas no Teatro de Arte Israelita Brasileiro. A abertura acontecerá nesta quinta-feira, 15 de junho, às 19h e é aberta ao público. A visitação será de terça a sábado, até 19 de agosto, no salão do primeiro andar da Casa do Povo. ESPERAMOS TODES.

curadoria .livia.goes
produção e
arquitetura
assistentes arquitetura
videos
elementos cenográficos
montagem
luz
montagem fina
id visual
fotos

Endereço

Rua Formosa 51
São Paulo, SP
01226-030

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 19:00
Terça-feira 09:00 - 19:00
Quarta-feira 09:00 - 19:00
Quinta-feira 09:00 - 19:00
Sexta-feira 09:00 - 19:00
Sábado 09:00 - 19:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Goma Oficina posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Goma Oficina:

Compartilhar