20/10/2022
Há pouco mais de 3 anos, entramos como coletivo nessa grande roda de reflexão sobre os não-lugares identitários que habitamos dentro desse cistema etnocida, colonizador de espíritos.
Nós, indígenas em retomada, em reconexão com nossa história, em costura ancestral, estamos quebrando os concretos forjados em nós, nessa jornada de volta pra casa. Volta que é tão antiga quanto a ida, quanto a tentiva de nos eliminar ou assimilar. Jornada que não é nova em todos os cantos de Abya Yala, onde muitos retomaram pra que hoje retomemos também.
Em 2020, com o apoio do edital VAI I, gravamos 8 relatos com indígenas em retomada, que compartilharam conosco muito acerca do “não-pertencimento”, desses limbos raciais identitários - como o pardismo, “colorismo”, etnocídio e outras réguas que não contemplam nossas existências.
Observamos tudo que esses relatos remexeram por aqui e por aí e somos muito gratos por cada partilha e cada semente que germinou com eles.
Apesar de termos contado com o apoio do edital, que supriu o básico financeiro no começo do projeto, ocupar espaços dentro do sistema requer muita resistência. Tudo o que desempenhamos até agora, foi com muito trabalho e persistência pelo compromisso.
Escuta, pesquisas, conexão espiritual e a manutenção da nossa saúde coletiva, exigem presença cotidiana nas lutas e muito tempo!
No ATL 2022, em meio aos movimentos, aproveitamos para registrar alguns relatos menores e muito poderosos. Esses irão compor o 9º episódio do O Não-lugar, que em breve estará disponível.
Queremos produzir o 10º episódio, para encerrar esse primeiro cyclo e adentrar outros caminhos que semeamos. Mas, para isso, precisamos contar com o apoio da nossa rede para viabilizar essa gravação.
Nosso tyme é composto por 5 pessoas de vários territórios. Pra gente se juntar pra realizar qualquer roda, demanda muita coisa e bastante dinheiro.
Para trazer os episódios 9 e 10 ao mundo, além das passagens, temos custos da produção, alimentação, legendagem etc.
Precisamos de você que admira e se fortalece com esse corre. Já sabemos que essa luta não se faz só.
CYRCULANDO O TEMPO, VYRANDO CYCLOS
E ah… O próximo encontro presencial é em dezembro!