O Não-Lugar

O Não-Lugar O Não-Lugar é uma rede que conecta narrativas indígenas em retomada, manifestadas em diversas linguagens.

Há pouco mais de 3 anos, entramos como coletivo nessa grande roda de reflexão sobre os não-lugares identitários que habi...
20/10/2022

Há pouco mais de 3 anos, entramos como coletivo nessa grande roda de reflexão sobre os não-lugares identitários que habitamos dentro desse cistema etnocida, colonizador de espíritos.

Nós, indígenas em retomada, em reconexão com nossa história, em costura ancestral, estamos quebrando os concretos forjados em nós, nessa jornada de volta pra casa. Volta que é tão antiga quanto a ida, quanto a tentiva de nos eliminar ou assimilar. Jornada que não é nova em todos os cantos de Abya Yala, onde muitos retomaram pra que hoje retomemos também.

Em 2020, com o apoio do edital VAI I, gravamos 8 relatos com indígenas em retomada, que compartilharam conosco muito acerca do “não-pertencimento”, desses limbos raciais identitários - como o pardismo, “colorismo”, etnocídio e outras réguas que não contemplam nossas existências.
Observamos tudo que esses relatos remexeram por aqui e por aí e somos muito gratos por cada partilha e cada semente que germinou com eles.

Apesar de termos contado com o apoio do edital, que supriu o básico financeiro no começo do projeto, ocupar espaços dentro do sistema requer muita resistência. Tudo o que desempenhamos até agora, foi com muito trabalho e persistência pelo compromisso.

Escuta, pesquisas, conexão espiritual e a manutenção da nossa saúde coletiva, exigem presença cotidiana nas lutas e muito tempo!

No ATL 2022, em meio aos movimentos, aproveitamos para registrar alguns relatos menores e muito poderosos. Esses irão compor o 9º episódio do O Não-lugar, que em breve estará disponível.

Queremos produzir o 10º episódio, para encerrar esse primeiro cyclo e adentrar outros caminhos que semeamos. Mas, para isso, precisamos contar com o apoio da nossa rede para viabilizar essa gravação.

Nosso tyme é composto por 5 pessoas de vários territórios. Pra gente se juntar pra realizar qualquer roda, demanda muita coisa e bastante dinheiro.

Para trazer os episódios 9 e 10 ao mundo, além das passagens, temos custos da produção, alimentação, legendagem etc.

Precisamos de você que admira e se fortalece com esse corre. Já sabemos que essa luta não se faz só.

CYRCULANDO O TEMPO, VYRANDO CYCLOS

E ah… O próximo encontro presencial é em dezembro!

Hoje, sexta feira (26/08), a convite de  e , estaremos demarcando nossos territórios corpo-espírito-arte no SESC Avenida...
26/08/2022

Hoje, sexta feira (26/08), a convite de e , estaremos demarcando nossos territórios corpo-espírito-arte no SESC Avenida Paulista.

Convidamos vocês para celebrar com a gente. Convidamos e fazemos questão da presença de vocês, nossos parentes da retomada, da reconexão e reconstrução ancestral. Juntes estaremos agradecendo à Pachamama pelas nossas existências, ocupando e incomodando esse ambiente com as nossas auto estimas re-pertencidas.

Nós do O Não-Lugar estaremos presentes na roda de conversa sobre processos artísticos, ancestralidade e epistemicídio.

Com nossus integrantes e , daquele jeitão.

A mesa será as 15h e terão outras artistas indígenas incríveis presentes.

A reprogramação rola o final de semana todo, nos dias 27 e 28/08 com uma série de performances sobre reconstrução ancestral.

Esta ação será realizada em parceria com a , dentro da programação de atividades com apoio do


Estão abertas as inscrições para a oficina de escrita “narrativas emergentes: escrever com a memória do corpo”, com jami...
17/08/2022

Estão abertas as inscrições para a oficina de escrita “narrativas emergentes: escrever com a memória do corpo”, com jamille anahata (.anahata).

A oficina é um momento para emergir consciência do nosso território primário de sobrevivência - animá-lo, reconhecê-lo e reivindicá-lo. Como meu corpo respira? Por que águas minha pele navega? Que histórias estão escondidas atrás dos dentes?

O encontro também é um convite para tecer cartografias de afetos, através da autoetnografia e autohistória. Por que escrever? Quais fronteiras emergem na minha palavra?

Partindo de saberes de Eliane Potiguara a Gloria Anzaldúa, passando pelo espaço de Milton Santos e exercícios de meditação ativa, uma oficina poética para pessoas indígenas e outras pessoas não-brancas.

✅ oficina gratuita, vagas limitadas
✅ 27/8, das 14h - 17h
✅ Casa das Cholitas da Babilônia () - São Paulo (SP)

👉 inscrições no link da bio ou acessando ao link: bit.ly/3zSNXg2

Atividade da Casa Arauá () realizada com o apoio do Fundo Elas+.

⚠️ Atenção: Aqui escrevemos uma mensagem triste mas muito importante de ser lida e compartilhada porque é preciso do apo...
04/08/2022

⚠️ Atenção: Aqui escrevemos uma mensagem triste mas muito importante de ser lida e compartilhada porque é preciso do apoio de todes nesse momento difícil.

Houve a confirmação do óbito de Amanda Îaûara Ka'aeté conhecida pelo seu trabalho como estudiosa de "tupi antigo", escritora, professora () e como uma boa, grande, força da retomada indígena, nossa estimada parente.

A família de Amanda precisa de ajuda financeira para custear seu funeral e levar o corpo para Alagoas. Pedimos que enviem toda ajuda possível pelo pix ou pel conta disponibilizada abaixo:

PIX: [email protected]

CONTA: 102228108
Agência: 0001 / Banco Inter 077
Nome: Maria Paula Monteiro Falcão

É lastimável perder uma vida travestigenere contracolonial tão plena em intelectualidade e presença. O trabalho de Amanda para nossa comunidade em retomada é de valor inestimável. Ela deixa como legado muitas publicações em que não apenas traduzia mas nos ensinava com amor e revolta a importância do resgate das nossas línguas originárias. Sentiremos falta de sua presença física e saudades das trocas que ainda iríamos fazer.

Em concentração e também em pranto estamos acendendo fogo e sibilando aos ancestrais que acolham Amanda com todo amor que sentimos por nossa parente.

Contamos com a união de todes para que a família possa realizar o funeral da forma menos penosa possível.

O NÃO LUGAR OCUPA A FÁBRICA DE CULTURA DO CAPÃO REDONDOFomos convidades para compor a programação da Fábrica de Cultura ...
22/07/2022

O NÃO LUGAR OCUPA A FÁBRICA DE CULTURA DO CAPÃO REDONDO

Fomos convidades para compor a programação da Fábrica de Cultura do Capão Redondo e, nessa ocupação, vamos ecoar um trecho poderoso de um dos relatos sobre retomada indígena na cidade, de Cris Kaeté Tupinambá, que conhece muito bem o território do Capão, tendo morado e atuado como educadora na região.

Cris Kaeté Tupinambá, luta à mais de 10 anos pelo direito à auto declaração no contexto urbano, fomentando importantíssimas discussões, como o recente Seminário “Não sou pardo, sou indígena”, apresentado pela TV Tamuya, criada pelo GT Indígenas em Contexto Urbano, do qual ela também faz parte. É professora, socióloga, trabalha com Ginecologia Autônoma, é Doula, Terapeuta e mãe de três crianças indígenas Kaeté Tumpinambá, sementes da retomada.

Este e outros relatos podem ser sentidos na íntegra no nosso canal no YouTube e Spotify.

Também estamos aqui pra lembrar da importância desses registros, sobretudo, da gente acessar e se nutrir deles.

Você já conferiu nosso material?
Aproveita esse tempo por aqui e acesse o link na bio.

Seguimos sendo sujeitos históricos de nosso tempo.

Sábado agora, dia 16/07, nosso 2° encontro acontecerá em SÃO PAULO. Na Casa das Cholitas da Babilônia, perto do metrô Jd...
14/07/2022

Sábado agora, dia 16/07, nosso 2° encontro acontecerá em SÃO PAULO. Na Casa das Cholitas da Babilônia, perto do metrô Jd. São Paulo.

Para você que está voltando pra casa, que está inquieto em seu corpo, retomando sua história, sua cultura e seu pertencimento, que sente a necessidade de estar e se articular com pessoas como você, como nós, habitantes do Não-Lugar.

Pra gente expandir articulações e a auto estima política é preciso aprofundar nas nossas histórias e demandas recortadas e autônomas. É preciso que a gente se conheça para além das telas, para além do que ouvimos dizer.

Um espaço seguro e voltado pra concentração nas nossas retomadas, para assim podermos somar forças bem direcionadas na construção de outras partes do movimento..nos territórios, nos acampamentos, nas manifestações, nas tekoás e dentro das nossas famílias e clãs.

🔺🔺🔺 Então se liga:

Da tarde de sábado até a manhã do domingo.

🔺 Casa aberta a partir das 15h!

Exibição de vídeos inéditos colhidos pelo O Não-Lugar no ATL desse ano, em Brasília. São mini relatos com as forças retomadas dos Kariú-Kariri, Mura e Charrua,

Fogueira,

🔺Sarau Re-encontro, em confluência com .anahata,

🔺E às 00h, nossa ceia LIVRE, pra esquentar os buchinhos e comungar a alegria das nossas existências até o sol raiar.

É com saúde e afeto que nos recompomos pra continuar a luta, né?

TRAGAM SUAS ARTES!
Livre pra vender e trocar. Sarau aberto também.

🟠 Pra garantir a fartura na nossa mesa GRATUITA de comidas e bebidas (não acoólicas), dessa vez cobraremos a entrada.
Essa entrada custeia também nossa contribuição com a estrutura da Casa das , para que ela continue de pé.

🔺A ENTRADA SERÁ R$12,00.

Pague por PIX e envie o comprovante para a nossa DM. O corre aqui é independente, o pagamento antecipado nos ajuda bastante.
PIX: [email protected]

🔺 Tá sem grana? Não deixe de colar por isso!
Pague quanto puder ou leve comidinhas. Se não puder, cole só com a sua presença..
Contamos com a consciência coletiva pra alimentar a todes.

🟠 Pedimos que leve contigo:
- cobertor, prato, talher e caneca.

Bora?

Tá chegando o nosso encontro, parente!! Para a nossa 1a Virada Ancestral, trazemos na programação um material inédito fi...
12/07/2022

Tá chegando o nosso encontro, parente!!

Para a nossa 1a Virada Ancestral, trazemos na programação um material inédito filmado do ATL 2022, pelo O Não Lugar. O registro de nossas narrativas em retomada é extremamente importante para a promoção da consciência política de nossas demandas enquanto indígenas na cidade.
Vamos falar sobre isso?

Sabendo dessa importância, lembramos à todes que acessem os vídeos de diversos relatos na íntegra, que estão disponíveis no nosso canal no YouTube.

Quem esteve no primeiro encontro, sentiu a força que é estarmos juntes trocando nossas histórias, perguntas, reflexões sobre os caminhos da retomada, num espaço seguro pra gente repousar nosso espírito.
É com essa força que chamamos à todes neste segundo encontro, na continuidade do respeito às memórias de nossus anciões e de nossus parentes.
Derrubando as fronteiras em nós, acessamos o horizonte que nos conecta.

Quem vamos?

O LUGAR DO (re)ENCONTRO. O projeto O Não-Lugar, idealizado por Lyryca, psicólogue indígena em contexto urbano, surgiu da...
08/07/2022

O LUGAR DO (re)ENCONTRO.

O projeto O Não-Lugar, idealizado por Lyryca, psicólogue indígena em contexto urbano,
surgiu da necessidade de encontrar referências sobre a indigenidade na cidade, sobretudo,
de investigar e decolonizar os sintomas causados pelo etnocídio/apagamento das identidades indígenas
que não correspondem aos esteriótipos das literaturas indianistas, à partir da conexão coletiva
dessas narrativas-corpos-territórios, que também manifestam seu direito à ancestralidade
e pertencimento indígena na cidade.

Quantas interpretações patológicas silenciam a retomada do espírito?
Quantos de nós estão adoecides de BRASIL?

O indígena está em todos os lugares e Não-lugares.
No Pardismo. No branco. No preto.
Nossa identidade não tem cara.
Tem linhagem.
Tem chamado espiritual.
Tem memória.

É com essa força, que queremos continuar nos conectando, agora, na possibilidade da presença,
do corpo-a-corpo, que a Pandemia adiou durante esses 2 anos.
Os encontros são essenciais para estarmos entre parentes em UM LUGAR seguro,
onde a gente possa falar de nois pra nois sem medo, para que possamos
avançar nossas pautas, estreitar nossos afetos,
conhecer nossas histórias.
Nos organizar politicamente e expandir nosso movimento, não invalidando as diferentes retomadas
e seus contextos, respeitando as memórias dos anciões.

Embora a internet seja uma boa ferramenta, precisamos tecer nossa rede para além das redes digitais.
Retomar nosso direito à "aglomeração cultural", imposta em 1.700 pelas reformas pombalinas, para quebrarmos
esse "medo da morte" forjado em nosso espírito.
Nossos ancestrais festejam em nós.
E nós festejamos na continuidade desse caminho.

Nosso intuito nunca foi ser uma instituição ou ser referência
para ter visibilidade dentro da corrida das manifestações ativistas no capitalismo,
que sempre elege um "herói salvador" para ser a fonte da resolução dos problemas - estruturais -
causados pelo próprio sistema.
Os caminhos para a revolução que queremos são coletivos.
Enquanto os nossos estão quebrades, sozinhes e desarticulades,
nadando contra uma correnteza de violências disfarçadas no percurso do tempo, (Continua nos comentários ⤵️)

Salve reconectades!Anotem aí: dia 16 de julho teremos nosso 2° encontro presencial em São Paulo.Nosso primeiro encontro ...
29/06/2022

Salve reconectades!

Anotem aí: dia 16 de julho teremos nosso 2° encontro presencial em São Paulo.

Nosso primeiro encontro foi muito importante pra nós e pra todes que colaram.

A simplicidade da escuta do coração, com atenção e a verdade das trocas de energia horizontais estiveram presente em todos os momentos e espaços da casa.

Estamos refletindo - e caminhando - bastante a respeito da necessidade do corpo a corpo quando o movimento é retomar.
Apenas a internet infelizmente não consegue contemplar a dimensão das nossas histórias e demandas.

Estamos preparando uma programação bem gostosinha pra gente se conhecer, se perceber, se afetar, se conectar e virar essa noite curtindo nossas companhias com tempo pra aprofundar as ideias num espaço seguro pra nós, pessoas em reconexão com a sua cultura originária, retomando sua história, pertencimento e auto estima.

Em breve voltamos com mais informações e também com alguns pensamentos e fricções sobre o primeiro encontro, pra quem não colou sentir como foi.

Então anota aí, dia 16/07 o sol vai raiar no Não-Lugar.

ACAMPAMENTO TERRA LIVRE - COMO POSSO PARTICIPAR?O Acampamento Terra Livre - ATL, organizado pela Articulação dos Povos I...
30/03/2022

ACAMPAMENTO TERRA LIVRE - COMO POSSO PARTICIPAR?

O Acampamento Terra Livre - ATL, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB, é a maior mobilizaçao nacional de povos e coletivos indígenas do país.
Neste ano de 2022, o ATL retomará a sua força no encontro presencial e na ocupação de milhares de pessoas, em Brasília, e precisa de toda a ajuda possível para se sustentar na LUTA PELA VIDA!
O Estado Brasileiro, herdeiro da colonização, que se reafirma na lógica de exploração dos territórios, quer sucumbir os direitos indígenas garantidos pela Constituição de 88, com projetos de leis que violentam a autonomia das populações indígenas. O indigenato, garantido pela Constituição de 88, é a legitimação da autonomia indígena em suas organizações políticas, culturais, sociais, frente ao Estado Brasileiro.
Além da tese do Marco Temporal, defendida pelo PL490 - que por si só, é uma proposta inconstitucional, contradizendo com os direitos imemoriais dos povos originários - existe uma "agenda anti-indígena" tramitando em Brasília:

“Dentre as prioridades elencadas pelo governo na portaria, encontra-se o Projeto de Lei 490/2007, que altera o Estatuto do Índio, os procedimentos de demarcação dos territórios indígenas e concebe o marco temporal como critério para essas demarcações. A lista inclui também o PL 191/2020, que abre os territórios indígenas para a pesquisa e a lavra de recursos minerais e hidrocarbonetos, grandes empreendimentos e exploração dos recursos hídricos. A portaria do pacote de maldades ataca o meio ambiente, com as proposições do PL 3.729/2004, que altera radicalmente as regras do licenciamento ambiental no país, o PL 528/2021, que regulamenta o mercado de carbono, e os PLs 2633/2020 e 510/2021, que formam o ‘PL da Grilagem’,

ARRASTE PARA O LADO E ACESSE AS VAKINHAS, COLABORE, COMPARTILHE!

A luta é pela Vida. Pelo direito de existir sendo originário, na saudação das memórias vivas que somos e preservamos.

Aguyjewete!

Reposted from .cabocasAuto-afirmação com nativa originária para quê?
07/01/2022

Reposted from .cabocas

Auto-afirmação com nativa originária para quê?

26/12/2021

Direção: Lyryca, Fredo Peixoto, Geovanna Sales, Ronaldo Dimer e Isa Hansen
Produção técnica: Geovanna Sales
Produção executiva: Lyryca Cunha
Direção de fotografia, imagens e edição: Isa Hansen
Fotos: Isa Hansen
Captação de som: Fredo Peixoto
Mediação: Lyryca Cunha

Vinheta
Imagens: Isa Hansen
Edição: Ronaldo Dimer
Voz: Lyryca
Música Assobiada e Cantada: Nhe'e Omaẽ Ma Ramõ, recebida em sonho pela anciã Tupi Guarani Nhandewa Catarina Nhimbopyruá .pora

Trilha Sonora
Captação de Som: Fredo Peixoto
Arranjo e Mixagem: Ronaldo Dimer
Música final: Cida Aripória - Amazônia de Periferia

Logo OÑL: Auá

Acompanhe e fortaleça:

Disponível na versão podcast no Spotify:
https://linktr.ee/onaolugar


Esse projeto é uma realização do Coletivo O Não-Lugar com o Programa para Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo - VAI 2020.

Endereço

Rua Martins Fontes, 152
São Paulo, SP
04895-020

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando O Não-Lugar posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para O Não-Lugar:

Compartilhar