15/07/2023
Carta a uma menina de 12 anos (que talvez sirva para meninas de 18. Ou 28. Ou 45. Ou 68.) (Texto de autoria desconhecida)
Oi querida, você não me conhece, nem eu te conheço. Mas eu já gosto de você, pelo simples fato de você ser uma menina de 12 anos. Eu já fui uma menina de 12 anos - nem faz tanto tempo assim - e queria poder te dizer umas coisinhas que ninguém me falou naquela época.
Primeiro, pode parecer bobo, mas eu queria te pedir para sempre lembrar que sua principal tarefa na vida é ser feliz. Depois de adulto a gente às vezes esquece que a vida serve exatamente para isso. Também queria te pedir para não ter pressa. Você tem a vida toda para ter pressa. Vá com calma, deixe o tempo passar sem correr.
Queria te dizer que sua carinha é linda. Ela não precisa de maquiagem nenhuma. Sua cara é o máximo assim. Sue na escola, corra muito e depois vá ao banheiro, jogue água fresquinha no rosto. Não tem que ter rímel nenhum te preocupando. Acredite, poder jogar água no rosto a qualquer hora do dia é uma grande sorte.
Peço também para que você olhe para as outras meninas como alguém do seu time. Não sei por que nós, mulheres, acabamos sempre achando que as outras mulheres são inimigas. As meninas devem estar juntas, ser uma equipe só. Meninas devem querer ajudar outras meninas e não puxar seus tapetes.
Queria que você ouvisse muitas músicas. E que algumas te lembrem o João. Outras, o Pedro, a Julia e a Fê. Outras podem lembrar os amigos da praia. Mas tenha músicas que sejam só suas. Isso é muito importante. Músicas que te lembrem de momentos só seus e que ninguém nunca possa ousar estragar.
Saiba, querida, que você encontrará muitos tipos de pessoas pelo seu caminho. Amigos incríveis, amigos de mentira, sorrisos largos, linguarudos. Mas a gente não precisa f**ar desconfiado, nem f**ar testando ninguém. A vida f**a muito chata se a gente desconfia de todo mundo. As pessoas vão sempre mostrando o que são. A gente só precisa perceber e escolher. E a boa notícia: tem muito mais gente legal do que ruim no mundo.
Lembre-se sempre: você é livre. Seja o que você quiser. Quem realmente importa, sempre vai te aceitar do jeito que você for. (Continua no comentário)