Além disso, ele tinha um laboratório em casa e revelava suas próprias fotos. Aos 10 anos, ganhei dele uma câmera Kodak Instamatic e um mini-laboratório preto & branco. Saí pelo mundo (no caso o quintal da chácara que morávamos) e passei a fotografar tudo o que eu podia, para depois revelar no meu laboratório, instalado no armário debaixo da escada (como o quarto do Harry Potter). Aos 15 anos novam
ente meu avô me preseteou com uma Pentax SP 1000, com uma teleobjetiva, uma grande angular e um jogo de filtros. Passei, então, a estudar a fotografia e li tudo o que havia disponível naquela época no Brasil sobre o assunto. Até os relatórios da Kodak sobre filmes e papéis eu estudei. Fiquei fascinado pelas possibilidades de controle dos resultados da fotografia. Nada mais acontecia por acidente. Fui me aprimorando até que, aos 20 anos comecei a trabalhar como Fotógrafo Profissional, primero para algumas construtoras e outras empresas. Em pouco tempo consegui meu primeiro contrato grande, com a Petrobrás. Troquei meu equipamento Mamya 645 pela minha primeira Hasselblad e passei 1 mês fotografando dentro de uma refinaria. Fotos noturnas, detalhes, movimento e uma série de possibilidades de uso de lentes e filtros. O pessoal da Comunicação da Petrobrás gostou tanto, que resolveu fazer posters de 1,5 x 2 metros das 10 melhores fotos. Para meu orgulho, outro dia estive na Petrobrás e as várias fotos continuam lá, 25 anos depois. Com clientes como Embraer, Johnson&Johnson e Bundy, trabalhos melhores e mais faturamento, montei meu estúdio aos 24 anos. Nesta época passei a usar também uma câmera de grande formato (filme 4×5 polegadas) Linhof Kardan, mas sem abrir mão da Hasselblad (6x6cm) e de uma Sigma 35mm. Com um estúdio m***ado e um bom equipamento, passei a atender às agências de propaganda e me apaixonei pela área publicitária. Especializei-me e acabei abrindo minha própria agência. Na agência, porém, o trabalho era intenso e a fotografia exigia tempo e dedicação demais. Comecei a me distanciar, até que desmontei meu estúdio e passei a só fotografar por hobby. Mesmo assim, continuei acompanhando as inovações e quando a Fotografia Digital passou a ter uma qualidade melhor (no início era péssima), voltei a estudar fotografia, aplicando os antigos conhecimentos às novas possibilidades, agora muito mais dinâmicas: o controle de resultados era total, com preview instantâneo e pós tratamentos como o HDR, por exemplo, a fotografia ia além. Voltei então à Fotografia Profissional, fotografando para alguns clientes da minha agência e para algumas agências de amigos. Passei também a compartilhar meus novos (e velhos) conhecimentos com amigos aficcionados e alguns profissionais mais novos. Até que um dia, quando eu estava dando umas dicas para o meu primo Pedro, ele me perguntou: por que você não m***a um Curso de Fotografia e ensina isso tudo para mais gente? Gostei da idéia. Aos poucos fui me organizando, m***ando uma grade e coletando material que mostrasse cada conceito ligado ao controle da fotografia. Exemplos que facilmente possam ser entendidos, tornando a técnica algo intuitivo e de fácil compreenção. E aqui estamos nós! Espero que você goste.