04/11/2025
Desde agosto quando a Keila me procurou pra fazer uma sessão pós cirurgia para retirada da mama por conta de um câncer, nós começamos esse projeto.
Saber que mais uma vez as questões raciais atravessam a vida das mulheres pretas já que mesmo com atendimento de excelência do SUS no tratamento do câncer de mama a taxa de mortalidade é três vezes mais em mulheres pretas mexeu com a gente.
Então fomos além das fotos. Contamos a história da força que a ancestralidade carrega, e que o cuidado de si e dos seus também é um ato de resistência. O caminho pela cura é sinuoso e imprevisível, ser forte no momento em que se está mais vulnerável, não é fácil. Se fazer de apoio, inspiração e conscientização então, nem se fala. Mas é isso que a Keila com seus 64 anos tem feito.
Entre as sessões de quimio, sessões de foto, palestras, rodas de conversa nos CRAS e outros pontos de atendimento, pra que todas as mulheres saibam que não estão sozinhas, que precisam e devem previnir não só no outubro rosa, mas todos os dias de suas vidas.
Keila, só tenho a agradecer pela confiança nesse projeto que está caminhando e que você além da superação pessoal, continue ajudando tantas outras mulheres.
Agradecimento especial também a que fez um trabalho extramamente sensivel e delicado nesse projeto.
Por fim a filha da Keila, que precisava estar presente de alguma forma e dar continuidade à esse cuidado e força que vem de geração em geração.
Agradeço imensamente a confiança no meu trabalho.