A criação do Cine Foto Clube, em 05 de maio de 1950, marcou uma nova era para a fotografia na cidade de Ribeirão Preto. Foi idealizado por um grupo de apaixonados por fotografia liderados por Eudóxio Marques Manço, tendo sido o seu primeiro presidente o médico Dr. Paulo Valentie de Oliveira. O seu Estatuto Social foi baseado no estatuto do co-irmão, Foto Cine Bandeirante que, no início, deu todo o
apoio necessário para sua criação. Registrado no Cartório de Registro da Comarca, o CINE FOTO CLUBE RIBEIRÃO PRETO é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com o interesse único de incentivar a arte fotográfica e cinematográfica por meio da participação em exposições e salões fotográficos nacionais e internacionais, palestras e encontros para a discussão de temas relacionados a fotografia e cinema. Em 1952 foi reconhecido como sendo de utilidade pública, de acordo com a lei 270/52, da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e em 1960 foi, também, reconhecido como tal pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Ingressou em 1964 na Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema, por sua vez, filiada à FIAP – Federation Internationale de L'art Photographique. Sua sede própria foi inaugurada em 1970 e em 1996 foi totalmente reformada e re-inaugurada no dia 05 de maio. Seus 50 anos foram comemorados com a XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira – Monocromática - realizada na Casa da Cultura. Esses ininterruptos anos de atividade foram viabilizados graças ao esforço de seus associados que assim como seus fundadores são apaixonados pela fotografia. Presidido por Henrique Ravasi e com Carlos Alberto Abatepaulo, Eduardo Tozatto e Thor Crespi Amendola como diretores, têm como seu presidente de honra Tony Miyasaka, uma justa homenagem a quem tanto colaborou para o desenvolvimento da fotografia na região de Ribeirão Preto.