28/04/2026
Em novembro, o Pela Cidade Baixa completa 10 anos desde a primeira postagem por aqui 💜😱 Um marco que não pensei que fosse alcançar, já que às vezes dá um cansaço brigar com a lógica do algoritmo que não entrega o conteúdo e exige uma constância que com a correria do dia a dia e a realidade fora das redes não tem como ser mantida. Fico muito feliz quando falam sobre a equipe do perfil, mas vale ressaltar que atrás da tela tem apenas uma pessoa apaixonada pelo bairro onde mora e com vontade de compartilhar suas imagens e ideias.
Como tem chegado muita gente nova, achei que fazia sentido contar como o Pela Cidade Baixa surgiu e quem o faz. Então, vamos lá: meu nome é Tatiana, sou jornalista e o perfil nasceu em 2016 quando estava fazendo o meu TCC da especialização em Jornalismo Digital na PUC-RS.
Foi daí que veio o estalo de unir o jornalismo com a paixão por fotografia e a vontade de mostrar outros ângulos da CB. Há uma década, o bairro já começava a mudar seu perfil, com muitas casas dando lugar a prédios, algo que despertou o interesse de registrar esses locais antes que eles desaparecessem.
Além disso, me incomodava a abordagem dada à CB na imprensa naquela época, com um foco apenas na boemia e nas questões de segurança. Como se toda a Cidade Baixa se resumisse a isso: manchetes chamativas sobre ações da polícia dissipando eventos à força, os atritos entre moradores e frequentadores e os “problemas da noite”.
Discursos que já vimos sendo aplicados em outros bairros antes deles serem transformados e a sua boemia sufocada. Diante desse incômodo e com um TCC para entregar, surgiu o Pela Cidade Baixa com o objetivo de mostrar que o nosso bairro tem diferentes facetas, histórias, memórias e muitos ângulos a serem evidenciados. Claro que os problemas existem, como em toda a cidade, mas a opção foi seguir um caminho diverso. Isso é outra coisa legal das redes, há espaço para todo mundo, pois há vários aspectos a serem abordados em uma mesma região, com perfis com propostas diversas e nome próprios.
O maior retorno do PelaCB tem sido essa comunidade que ama o bairro e conta suas lembranças e agrega informações! Obrigada a todos! Arte de Apolo Torres 📷🎨