23/05/2025
Sebastião Salgado, fotógrafo documental e fotojornalista, nascido em Aimorés MG, conhecido internacionalmente, nos deixou hoje aos 81 anos em Paris, onde morava.
Sua visão artística era refletida em seus trabalhos em preto e branco, onde assumiu um compromisso em mostrar a natureza e a dignidade humana.
Para ele as cores eram uma distração e tiravam o foco do motivo principal da fotografia, por isso ele as fazia em preto e branco.
Como ele mesmo definiu em sua fala:
"...o preto e branco é uma abstração, é uma forma que eu tenho de sair de um mundo e entrar em outro para poder trabalhar o meu sujeito fotográfico, poder dedicar tempo à dignidade das pessoas. Isso eu consigo em preto e branco, acho que em cores eu não conseguiria"
Em seguida de sua fotografia, o registro, creio eu, do seu trabalho mais famoso, o garimpo do ouro em Serra Pelada.