08/03/2023
Iniciou hoje a Audiência Pública sobre o plano diretor de Porto Alegre, até o dia 9/março com palestras, oficinas e votação selecionados por frentes de atuação.
Tu poderás votar nas pautas importantes na quinta-feira. Os ingressos para os debates já encerraram.
É importante que a decisão sobre a Capital Gaúcha parta do público mais diverso possível. Portanto tu como cidadã(o) metropolitana(o), depende dos ônibus, estuda e trabalha na Porto Alegre, tem voz ativa e DEVE contribuir nessa votação. Se inscreva no site, compareça e vote nas propostas que achares mais coesas com um desenvolvimento democrático, acessível e justo!
De minhas percepções iniciais enquanto Geógrafa, posso apontar que infelizmente, o público presente e o local(PUCRS) são amostras de uma segregação social, que condiciona os usuários da cidade à um espaço urbano que não foi decido por eles.
Que trabalhador tem 3 dias da semana livres para passar sua perspectiva de vida?
Por lei, uma audiência pública desse porte deve ser amplamente divulgada.
O corpo técnico, também é pauta criticável, visto que abarca 90% de arquitetos e urbanistas. Pessoas de classe, cor, estudo bastante específicos que não refletem a realidade das ruas.
O plano diretor não fala sobre prédios e engenharia, mas sobre a cidade, e o DIREITO À CIDADE para seres humanos diversificados em um ambiente com potencial e problemática.
Estes não estão devidamente representados por antropólogos, geógrafos, historiadores e todas as múltiplas categorias que são, por legislação, analistas ambientais e sociais, mediadores do espaço urbano, mas não são incluídos pela própria gestão pública, nas políticas públicas.
Amanhã terei a oportunidade e o desafio de participar na articulação do eixo de mobilidade com outras áreas, uma futura Geógrafa que gosta de um perrengue.