31/01/2026
Só eu e Deus sabemos o que eu passei pra fazer essa foto.
Alerta de textão, mas vou TENTAR resumir. Eu já tinha feito uma foto semelhante na época que eu estava fazendo o curso de fotografia. A câmera era analógica, portanto eu queria tentar fazer “mais ou menos” a mesma foto com a câmera digital. Eu já estive em Brasília outras vezes, mas não tive oportunidade de fotografar no horário correto. Em dezembro do ano anterior eu estive em Brasília e tentei fazer a foto, mas, foi com muito pesar que descobri que em dezembro o sol se põe totalmente à esquerda e não deu... olha só, que coisa!!!
Então resolvi voltar em julho de 2022 pra ver se dava certo. Passei o dia fotografando a cidade e, no final da tarde, fui fotografar a Catedral, e vi que estava rolando um evento no Museu Nacional, ao lado da Catedral. Me empolguei e, "quandé fé", o sol já estava muito baixo. Peguei o carro e saí voando pra fazer a tal foto. O problema é que eu não encontrava vaga pra estacionar perto. Estava tudo lotado por causa do evento que estava rolando. Então passei por trás da praça dos 3 poderes e subi, bem rente à calçada do Congresso, pelo lado esquerdo e encontrei uma vaga ótima. Mas, do lado esquerdo é aquele gramado que sobe do Congresso. F**a tipo um buraco, pra quem está lá em cima, né. Fiquei bem medrosa, atenta pra não rolar ladeira abaixo. Mas, deu certo e eu saí correndo. Mais cedo, o meu tênis me fez um calo e eu, nesse momento, estava usando sandálias Havaianas. Então, saí correndo com as minhas Havaianas. O sol baixo e eu com aquela sensação de que ia morrer na praia. Era uma distância longa até o local da foto. Eu quaase desisti, mas Jeová me empurrou e eu cheguei aos 45 minutos do segundo tempo. Gente do céu, nem acreditei! O sol bem no lugarzinho que eu queria. E deu pra fazer vários cliques desesperados em menos de 2 minutos. Logo o sol se esconderia por trás do Congresso. Eu parecendo uma louca. Enfim, deu certo. As perninhas sofreram e, pra voltar pro carro devia ser uns 500 metros, sendo a maior parte, uma subida dozinferno, tive que encerrar o dia depois disso, mas taí, a fotinha que eu queria. ❤️