27/06/2017
Panis et Circensis
A terminologia pão e circo (em latim, Panis et circensis) refere-se a um modelo de política criado, na idade média, pelos romanos. A utilização da expressão: pão e circo; tinha como objetivo, fornecer alimentação e diversão para o povo da época do império romano. Dessa maneira, como solução para o problema da insatisfação do povo romano (os que possuíam menos poder aquisitivo), o governo da época, que viviam no mais alto luxo e conforto, com boas condições, resolveu criar mecanismos para conter a insatisfação do povo das classes mais humildes, tais quais: Distração e Distribuição de Alimentos. Distrações como; espetáculos de gladiadores nos estádios da época e eventos gerais que conseguiam atrair a atenção de todos. Enquanto a distribuição de alimentos consistia em ofertar pão e trigo para conter a falta de alimento aos miseráveis.
E ai? Te lembrou alguma coisa?
Parafraseando Cordel do Fogo Encantado:" Não seremos todos palhaços do um circo sem futuro?"
E é dessa forma, e soltando muito fogo "pelas ventas" rs, que a nossa linda amiga Nana Andrade, mostrou como que a nossa luta pode ser BELA, até para nós, artistas de rua, de palco, de tablado, de fotografia, da música e do PICADEIRO!
MMUITO AMOR E ARTE SEMPRE!