19/03/2020
Veja a que ponto chegamos, se falta proteção aos médicos, imagine para nós, eu, um Zé Ninguém?
Colocar profissionais de saúde para atender COVID-19 sem EPIs é mandá-los para a morte!
O Simepar tem recebido diversas queixas dos médicos das UPAs de Curitiba e da região metropolitana quanto à falta ou inadequação dos EPIs que estão recebendo.
Máscaras do tipo cirúrgicas não promovem a proteção necessária. Os profissionais de saúde não estão recebendo óculos de proteção e apenas o jaleco branco os deixa totalmente desprotegidos - expondo também suas famílias à contaminação pelo coronavírus.
Hoje tivemos notícia de que um médico estaria internado em estado grave na UTI, com sintomas de insuficiência respiratória compatíveis com infecção causada por coronavírus.
Esta situação repete o recém ocorrido em Portugal, onde 20% dos infectados pela COVID-19 são médicos, com mortalidade elevada. Não aceitaremos que esta estatística desastrosa se repita!
O Simepar exige que os equipamentos adequados sejam fornecidos e orienta os médicos a não atender pacientes com sintomas respiratórios sem estar adequadamente protegidos!!!
O Simepar deseja que o colega internado tenha boa evolução e que em breve possa ter alta, e solicita aos médicos que enviem fotografias e vídeos com os EPIs que receberam (ou a falta destes) para que possamos tomar as medidas judiciais adequadas. Expor trabalhadores a risco de vida sem os EPIs necessários é um crime.