29/12/2023
O espaço de ecoturismo e arborismo, Tuim Parque, foi desativado há alguns anos.
Ficava no litoral norte paulista, em Barra do Una, município de São Sebastião.
Uma enorme área verde, grande reserva de Mata Atlântica, que se estende até o limite do município com Salesópolis.
Uma manhã, dia de folga do parque fechado ao público, eu estava sozinho sobre uma ponte suspensa a uns trinta metros acima do solo, que entrei saltando por cima de um portãozinho com um “Proibida a Entrada” pintado em letras garrafais.
Estava completamente só, na altura da copa das árvores, com o intuito de fotografar alguns pássaros.
Uma tele de 300mm acoplada à máquina, do caçador de imagens, curtindo a solidão e a beleza da floresta.
Súbito, a uns vinte e tantos metros de mim, pousou essa graciosa criatura, no cabo de aço novinho, da recém inaugurada ponte. Descansava por uns minutos, ou segundos, de seu balé no vento matinal.
Fisgado por ela, fui me aproximando com cuidado, enquanto trocava a tele, inútil naquela situação, por uma meia tele de 105mm, perfeita para o que eu pretendia.
Enquanto caminhava a ponte balançava um bocado, suspensa apenas pelos cabos de aço no espaço, e eu sem o apoio das mãos que usava para a operação da troca de lente, rezando para a borboleta permanecer em seu lugar. Mas ela voou assim que cheguei na posição da foto.
Permaneci quieto com a esperança que ela voltasse a pousar próxima de mim. Dei muita sorte e ela voltou no mesmo local onde eu estava preparado. Então...Gol!
O prazer a felicidade de apertar o botão sabendo que uma imagem única, especial, está sendo realizada, não tem preço!
Divido-a com vocês!