02/04/2026
Morei no bairro Parque Albano, em Caucaia, durante alguns anos. Dentre as coisas boas que vivi por lá, uma das mais marcantes foi ter conhecido pessoalmente Arievaldo Viana Lima, que morava próximo à minha casa, naquele mesmo bairro, e era, portanto, meu vizinho. Foi justamente essa proximidade que me deu a oportunidade de conviver com ele e conhecer de perto uma figura de enorme talento e uma das mais ricas expressões da cultura cearense e nordestina.
Poeta, compositor, cordelista, radialista, escritor, caricaturista, chargista e xilogravurista, Arievaldo reunia em si múltiplos dons, todos exercidos com inteligência, sensibilidade e profunda paixão pela arte e pela cultura popular.
Por diversas vezes, tive a oportunidade de frequentar sua casa, principalmente aos sábados à tarde. Ali, passávamos horas ouvindo música, conversando sobre música, sobre a história de Lampião, sobre poesia, literatura e tantos outros temas fascinantes. Para mim, aquilo representava uma oportunidade única: estar ao lado de Arievaldo, aprendendo, ouvindo e convivendo com alguém que respirava cultura em tudo o que dizia e fazia.
Arievaldo Viana, para nossa tristeza, foi chamado por Deus para uma outra dimensão, em 30 de maio de 2020. Mas permanece viva, para mim, a chama de sua cultura, de seus ensinamentos, de sua dedicação à leitura e de seu amor pela música popular brasileira e nordestina. Ficam a saudade, a admiração e a gratidão pelo privilégio de ter conhecido de perto um amigo tão talentoso e tão importante para a nossa cultura.
Saudades do amigo.
A foto que postei aqui foi feita por mim, na casa de Arievaldo.