11/10/2022
QUEM NÃO GOSTA DO NORDESTE BOM SUJEITO NÃO É
O estereótipo que sudestinos e sulistas tentam perpetuar ao povo nordestino é absolutamente ridículo e só mostra a falta de informação, bom senso e caráter. O nordeste não é só a região mais linda do país, o destino turístico preferido nas férias. O nordeste é também riquíssimo na produção cultural e intelectual.
Aqui vou dar poucos exemplos da riqueza produzida pelo povo nordestino só pra ilustrar.
No último Enem 10 alunos tiraram nota máxima em redação e desses 7 eram nordestinos. SETE! SETE! tiraram nota máxima em domínio da norma padrão da língua portuguesa, domínio na argumentação de texto e compreensão de proposta. 18 tiraram nota 1000 em todas matérias, 8 eram nordestinos. OITO!
Nada mais nada menos que 80% das medalhas nas olimpíadas de História pela ONHB foram para estudantes nordestinos. (eu amo isso porque diz muito da nova geração que está vindo, né? eu tenho um apego com quem conhece a História e não depende de zap zap para se informar.)
Em 2018 foi um estudante nordestino quem ganhou medalha de ouro INTERNACIONAL em matemática.
O Ceará é o estado com maior índice de aprovação no ITA, sabe o ITA? O Instituto Tecnológico de Aeronáutica em São Paulo, um dos mais difíceis do país. E também para o IME o Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro.
Atletas nordestinos representam 35% dos medalhistas individuais em todo o Brasil como Ana Marcela Cunha, Beatriz Ferreira e Hebert Conceição, de Salvador. Ítalo Ferreira do Rio Grande do Norte e a “Fadinha” Rayssa Leal do Maranhão. Só alguns dos muitos nomes, tem muito mais.
Na literatura temos Graciliano Ramos, José de Alencar, Nísia Floresta, Ar**no Suassuna, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Rachel de Queiroz, Castro Alves, Nelson Rodrigues... Fora os escritores(as) contemporâneos que estão arrasando com uma produção cultural de dar inveja ao restante do país.
E na música e na arte, então? Se eu for listar todos os artistas nordestinos que são referência musical e artística essa lista não terá fim.
Então, quando for destilar veneno xenofóbico f**a em silêncio que é melhor.
Dani Assis
Créditos das imagens: Página "Cerrado em Quadrinhos"