10/05/2019
Superação pela música: documentário mostra história da Orquestra Maré do Amanhã
Contramaré, dirigido por Daniel Marenco, é lançado no Rio
Baseada em um território marcado frequentemente pelo som de tiroteios, a Orquestra Maré do Amanhã vem ensinando crianças e adolescentes a produzir música clássica. O projeto com mais de 3 mil alunos já se apresentou para o Papa Francisco e em palcos como o do Theatro Municipal do Rio. A orquestra agora tem sua história contada pelo documentário Contramaré, dirigido pelo fotógrafo e documentarista Daniel Marenco. Apresentado pelo jornal O Globo, o filme foi lançado no Espaço Itaú de Cinema Botafogo em março de 2018 e já foi selecionado em dez festivais, nacionais e internacionais.
"Foram nove meses acompanhando intensamente bastidores dos ensaios e das apresentações. Pouca gente sabe o que passa na cabeça desses meninos e meninas enquanto aprendem música em um ambiente cheio de desafios. O documentário dá voz para que eles contem como enfrentam essas dificuldades e viram exemplo de que, com educação e cultura, é possível superá-las", afirma Marenco.
Violoncelista na Maré do Amanhã, Isadora Barbosa, de 19 anos, está entre os jovens que dão depoimentos em Contramaré. Cursando Psicologia, ela atribui ao projeto a energia necessária para ter sido aprovada no vestibular.
"A Orquestra Maré do Amanhã me fez acreditar que eu posso sonhar com tudo que eu quiser fazer e o fato de eu ter nascido na Maré não é empecilho para realizar o que desejo", diz.
A orquestra foi fundada em 2010 por Carlos Eduardo Prazeres. Seu pai, o maestro Armando Prazeres, foi sequestrado e assassinado em 1999. Carlos Eduardo escolheu a Maré, local onde o carro de Armando foi encontrado, para dar seguimento ao trabalho do maestro, que defendia a música como ferramenta de educação e atuava em áreas vulneráveis do Rio.
"A Orquestra Maré do Amanhã é a resposta que damos à violência. Expondo todas as crianças da Maré ao poder miraculoso da música esperamos, em pouco tempo, transformar a realidade da região definitivamente", avalia Prazeres.
Para mais informações, acesse a página do documentário no Facebook.
Ficha técnica
Direção: Daniel Marenco. Supervisão editorial: Chico Amaral. Direção de fotografia: Daniel Marenco. Fotografia adicional: Apu Gomes, Hans Georg, Paulo Barros. Tratamento de cor: Ênio Cesar. Tratamento de áudio: Diogo Nascimento. Diretor da Orquestra Maré do Amanhã: Carlos Eduardo Prazeres. Maestro: Filipe Kochem.