24/09/2020
Hoje é o dia em que se comemora a Independência da Guiné- Bissau (somente 47 anos, o que nos leva a pensar sobre o caráter independente que demora pra ser adquirido mais que a própria guerra pela Independência - no sentido geral quanto a países e não exatamente sobre a Guiné).
Gostaria de parabenizar neste dia todos os guineenses e dizer que ainda há muito por caminhar, seja perante questões que ocorrem atualmente na Guiné, seja perante seus conterrâneos da PALOP (precisamos de ser mais unidos), seja perante a "ex" metrópole se assim podemos chamar, Portugal. Isto no sentido de alterar verdadeiramente as relações entre os países e não permitir que continue haver tratamentos racistas, xenofóbicos ou escravistas entre as pessoas destes países. Mesmo assim, ainda vos quero dizer que admiro muito vosso país, que tenho imensa vontade de visitar e sei que um dia vou. Quero dizer que conheço guiguis (apelido carinhoso pra guineenses) muito corajosos, fortes e admiráveis, além de muito divertidos também. Aprendo muito tendo contato com vossa cultura, história e tradição que me são passados meu meu amado
Enfim, parabéns a Guiné -bissau pela Independência, e aos guineenses pelo belo país que pertencem. Desejo que diferente do Brasil, que no último dia 7 fez 198 anos de Independência, vosso país caminhe mais rápido para a superação total da realidade colonial.