01/06/2026
Existem mil motivos pra fazer um ensaio fotografico. Na verdade, a gente nem precisa arrumar um pra fazer.
Não precisa emagrecer primeiro.
Não precisa estar grávida.
Não precisa esperar a autoestima melhorar.
Não precisa estar vivendo um momento extraordinário.
Não precisa ser modelo....
Não precisamos estar fazendo aniversário...
Porque fotografia não existe pra registrar pessoas perfeitas, ela existe pra registrar pessoas.
Suas histórias
Suas lutas
Suas fases
Seus corpos
Suas cicatrizes
Seus amores
Suas mudanças
Ao longo da minha carreira fotografei casamentos, gestantes, casais, mulheres, homens, e muitos projetos completamente diferentes entre si.
Mas olhando pra trás, percebo que nunca foi sobre um tipo específico de ensaio... sempre foi sobre gente.
Sobre conhecer histórias.
Sobre enxergar a beleza onde a própria pessoa às vezes nao consegue enxergar.
Sobre transformar momentos comuns em lembranças que continuam fazendo sentido muitos anos depois.
No fim das contas, não fotografamos porque existe um motivo.
Fotografamos porque a vida esta acontecendo agora, e ela não volta.
Talvez a pergunta não seja "por que fazer um ensaio?". Talvez seja : o que na sua vida de hoje você não quer esquecer amanhã? F**a essa reflexão.