14/10/2025
“Amiga, tô fechando a sua subcutânea”
Talvez essa tenha sido uma das frases mais bizarras - e também uma das mais incríveis - que eu já ouvi durante um parto.
A Amanda entrou em contato comigo pedindo informações sobre ensaio gestante e parto para uma amiga. Ela foi a responsável por convencer a Bianca a fotografar a gestação e o nascimento do filho, porque sabia que esse momento era único e que, no futuro, ela poderia se arrepender se não registrasse.
A Amanda e a Bianca são médicas e, no dia do parto, estavam juntas. Já imaginou ter sua melhor amiga com você, fazendo o seu parto? Isso foi tão especial! 🥹
Em meio a toda a ansiedade da cesárea, foi a Amanda quem trouxe tranquilidade e segurança.
Foi ela quem segurou a mão da Bi quando o medo da anestesia bateu. E foi ela também quem apoiou a decisão de colocar música eletrônica durante o nascimento do Levi, reafirmando que a Bianca poderia viver esse momento com a própria personalidade, do seu jeito, sem seguir o que todos esperam. Porque, para além de mãe, ela é uma mulher (mas essa é uma história para outro momento).
Ah, e claro: foi a Amanda também quem fechou a subcutânea da Bianca (sério, esse diálogo foi muito bom hahaha)
A Amanda não é só a amiga que toda gestante merece ter, mas também a profissional de saúde que todas as mulheres precisam.
Ela atua no SUS, onde muitas mulheres chegam sem saber que estão grávidas (algo muito mais comum do que parece) ou sem ter desejado a gestação. Ao final de cada parto, ela sempre pergunta se a mãe gostaria que ela tirasse uma foto, para que, no futuro, elas tenham ao menos um registro de um momento que tampouco imaginavam que poderia despertar saudade um dia.
Mesmo em meio à rotina intensa, ela encontra um jeito de transformar cada parto em um momento de acolhimento, ajudando essas mulheres a perceberem a força que existe em viver esse instante.
Esse post é sobre a Amanda.
É sobre a Bianca.
E é sobre todas as mulheres que inspiram outras mulheres. 💪🏼💃🏼