21/04/2025
08/01/2014 – Vaticano, Basílica de São Pedro
Hoje me despeço do Papa de uma forma que jamais imaginei: através das minhas próprias imagens.
Naquele dia, com frio intenso e um sonho ainda engavetado de me tornar fotógrafa profissional, usei tudo o que sabia com a minha semi-profissional – e o que sentia – para registrar sua presença.
Assisti à sua missa. Que privilégio!
Não sou católica, mas havia algo nele que tocava meu coração, uma pontinha de esperança… e isso saiu nas fotos. Aquele sorriso leve, genuíno, só aparece quando se ama o que se faz.
Guardei essas imagens por anos. Esperei o momento certo. E ele chegou.
Com uma edição sutil, apenas luz e nitidez ajustadas (em JPG mesmo – fotógrafos entenderão, rs), hoje compartilho essas lembranças como uma forma de despedida. 🖤📸
E também de reencontro: com a Viviane que sonhava, que nesse dia teve hipotermia, dúvidas e adversidades, mas persistiu.
Nem sempre é sobre o melhor equipamento ou a técnica perfeita. É sobre criar memórias, eternizá-las, e lembrar de onde viemos e para onde estamos indo.
Grazie mille, Papa Francisco.
Ficam as imagens. Ficam as memórias. 📸🖤