02/04/2019
Processo de fala, corpo, expressão
A gente vai passando por tantos processos na vida que eles acabam se materializando em nossos trabalhos muitas vezes.
Quando comecei a fotografar, eu me lembro de pegar a câmera analógica que meus pais usavam nas viagens comigo e com meu irmão. Eles revelavam os filmes e perguntavam irritados por que eu tinha fotografado a parede de casa ou a janela torta.
Depois isso foi se expandindo para os auto retratos, vivia no meu quarto, vendo os melhores ângulos e luz, me descobrindo, no auge da minha adolescência com os meus 13/14 anos.
Sempre tive uma auto estima muito frágil, tinha muitos problemas com a minha auto imagem, não gostava dos meus cachos (alisei meu cabelo quase 10 anos), não gostava do meu corpo, dos meus peitos.
Por vezes me xingava, mentalmente e em voz alta. Era uma coisa muito forte o meu ódio por mim, mas quando pegava a câmera era para de alguma maneira, tentar entender o caos todo que me remexia.
Depois dos 20 comecei a me fotografar quase que diariamente. Eu lembro que tampava o rosto, eu me sentia feia, mas ao mesmo tempo a fotografia me libertava.
Nessa época eu estava passando por um relacionamento abusivo, em que minha auto estima foi pros buracos, de fato. me sentia extremamente ansiosa e acabei engordando muito.
Eu passava parte do dia me fotografando, quando me sentia triste, bonita, sexy, feia ou péssima. A fotografia me fazia estar em contato comigo mesma. Eu podia fazer o que eu quisesse, só estava eu e esse mundo mágico que eu criava.
A fotografia empoderadora para mulheres nasceu assim, comigo me sentindo muito pequena, tentando me descobrir, criando rituais para me fortalecer.
De fato consegui, hoje os ensaios com as mulheres é algo muito maior, cada vez mais profundo e parte do que vivo do dia dia comigo. Tento passar para cada uma dessa energia e do meu conhecimento.
Nunca tinha contado a história de como nasceu a minha história com as mulheres e a fotografia, talvez por medo ou vergonha mesmo de me expor tanto. Ontem tirei esse auto retrato que achei lindo, porque afinal, continuo me auto retratando, e resolvi compartilhar tudo isso com vocês ♥️