Newborn
A palavra newborn quer dizer recém-nascido em inglês, mas quando usamos esse termo em fotografia, estamos nos referindo à um estilo especial de fotografia com bebês recém-nascidos, pois eles podem ser fotografados em vários outros estilos. Esse estilo novo de fotografar bebês tem sua origem no conhecido trabalho da fotógrafa australiana Anne Geddes, por isso é bastante popular nesse país
e também nos EUA, Canadá e alguns países da Europa como Inglaterra e Alemanha. Aqui no Brasil ainda é algo relativamente novo e começou a ser mais conhecido à partir de 2011. Diferente do estilo “life-style” que é fotografar o bebê no ambiente da sua casa, com suas roupinhas e brinquedos, a fotografia "newborn" busca um olhar mais artístico onde o bebê é retratado na maioria das vezes peladinho ou enrolado em pequenos tecidos, em poses que são trabalhadas pela fotógrafo de maneira que remetam à forma orgânica que f**avam quando estavam na barriga de suas mamães. Eles também são ajeitados (sempre delicadamente) de forma que suas mãozinhas e pézinhos passem uma imagem de sossego, sono tranquilo e sereno. A maioria das fotos são feitas com o bebê dormindo justamente para que possamos coloca-lo nas poses. Esse é um bonito registro do início da vida de uma pessoa que já se tornou (tenho certeza) a mais importante da sua vida! Deve ser feito com alegria, sem preocupações e de forma responsável.
É muito importante que, para fazer esse tipo de fotografia, o profissional tenha conhecimentos sobre a fisiologia do bebê e saiba lidar com ele sempre respeitado normas de segurança e higiene orientadas por pediatras e fisioterapeutas. A medida que o bebê vai crescendo - e nesse primeiro mês eles crescem muito rápido! - ele vai desenvolvendo força nos bracinhos e pernas e perde o alongamento que tinha; pode ser que tenha um pouquinho de cólicas pois seu aparelho digestivo está se adaptando ao leite e o ar que as vezes ele engole ao mamar e que provoca gases; a pele pode começar a descascar um pouquinho ou apresentar bolinhas vermelhas. Não se preocupe: tudo isso é normal e passageiro. Na verdade não há problemas fotografa-los assim, mas por todas essas razões quanto mais novinho for o bebê, melhor. Principalmente para evitar os dias das cólicas que causam um desconforto natural no bebê e não têm nada a ver com a sessão de fotos. Não há contra-indicação fazer as fotos newborn depois dos 15 dias, no entanto lembre-se: à partir da terceira semana de vida, 21 dias mais ou menos, o bebê já vai perdendo as características de ser recém-nascido e passa a ser bebê. É isso mesmo, mamães: bebês crescem muito rápido! Procure deixar a sessão pré-agendada antes mesmo dele nascer. Ou, se isso não for possível, não se esqueça de fazer logo que chegar da maternidade! Os dias passam muito rápido e quando você vai ver, seu bebê já tem um mês! Aí…ele não é mais “newborn” Bebês com mais de um mês são bem vindos, mas serão fotógrafos em outro estilo! DINÂMICA DO ENSAIO • Como é uma sessão newborn passo-a-passo
Vou adiantar aqui algumas informações sobre como é um ensaio newborn. Assim você, mamãe, já vai mais ou menos preparada sobre o que vai acontecer e então f**a mais tranquila. Sei que há muitas expectativas e ansiedade nesse momento, elas são normais. Então para não torna-las maiores do que precisam ser, algumas pequenas orientações ajudam! A sessão newborm é longa: dura de 2 a 4 horas, dependendo do sono do bebê
ATENÇÃO:
Não mude a rotina do bebê em relação ao horário das mamadas! Vamos parar de fazer tudo se for horário dele mamar!