10/10/2014
Atelier aberto. Aulas num dos espaços mais democráticos e agradáveis de São Paulo: o Centro Cultural São Paulo (ou Vergueiro). Ocupamos todos os espaços do Centro Cultural, em meio a estudantes, treinos de yoga, dança, canto, teatro, música e todas as manifestações artísticas e culturais possíveis. Um espaço delicioso, onde cada um é dono do seu metro quadrado. Venha tomar posse do seu !................................................................................................................................
Curso de L.A. (Linguagem Arquitetônica) voltado à preparação para a prova de aptidão dos vestibulares de arquitetura.
Este curso é voltado principalmente (mas não unicamente) aos alunos que irão prestar vestibular para os cursos de “Arquitetura e Urbanismo” e “Design” e terão pela frente as provas de conhecimento específico e, posteriormente, uma carreira. Não é um curso de “desenho”. Chamamos de L.A. (Linguagem Arquitetônica) porque é uma forma de comunicação, como a palavra ou a escrita, mas que se utiliza do desenho, e não da palavra, para transmitir ideias e pensamentos. É a “língua” do arquiteto.
Vamos desenvolver um pouco da “gramática” ou “elementos da linguagem”, como: traço/linha, volume, sombra, proporção, composição, perspectiva, percepção espacial, cor, etc. A base é o desenho de observação.
O curso não pretende dar “dicas” para a prova, mas tentar desenvolver o “olhar” do aluno através de exercícios e prática. A prática é que vai desenvolver o uso da mão, que no fundo não passa da “impressora” que vai traduzir em desenho as ideias e pensamentos do cérebro. Quanto mais prática, melhor a tradução da ideia em linhas, sombras e cores.
Resumindo, é um curso para APRENDER A VER, e também por isso não se restringe aos vestibulandos de arquitetura, mas a qualquer um que queira desenvolver essas habilidades.
Para alunos com problemas de horário, deslocamento, ou por preferência, o curso também pode ser dado particular ou para pequenos grupos, à domicílio.