27/11/2025
Por muito tempo eu achei que fotografar bem era saber esconder o que não queria mostrar.
Como se a fotografia fosse um exercício de camuflagem.
Mas, pra mim, isso mudou.
Com o tempo — e depois de errar muito, fotografar em caos, em lugares feios, em luz difícil, eu percebi que minha fotografia só começou a evoluir quando parei de fugir das imperfeições e comecei a olhar com intenção.
Quando eu entendi que não é sobre evitar o fundo bagunçado, e sim sobre decidir o que dentro daquela realidade merece ser mostrado.
Essa virada mudou tudo: meu processo, meu olhar e até a forma como eu vejo as pessoas.
Hoje eu acredito nisso de um jeito simples:
fotografar é escolher o que importa, não o que sobra.
E faz sentido com o que Sebastião Salgado disse:
‘Você não fotografa com a sua câmera. Você fotografa com toda a sua cultura.’
Eu passei a fotografar melhor quando parei de tentar esconder — e comecei a revelar com intencionalidade.