15/06/2026
A Escola Permanente de Carnaval do Garibaldis e Sacis conclui sua última oficina gratuita nesta semana e para celebrar realiza uma roda de conversa ao público com o Mestre de Bateria do Salgueira, Guilherme Oliveira, no próximo domingo, 14, às 13h, na sede do SINTRACON (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, de Olaria e de Cerâmica para Construção de Curitiba e Região.)
Os Mestres da Bateria da Salgueiro, Guilherme Oliveira e Gustavo Oliveira, são os ministrantes da Oficina de Samba Enredo que encerra este primeiro ano de formação voltada ao carnaval da Escola Permanente de Carnaval do Garibaldis e Sacis .
E, como encerramento, a escola fará este encontro que será uma oportunidade de tratar principalmente sobre a construção coletiva do carnaval.
Logo após a roda de conversa, será realizada a cerimônia de formatura dos alunos da Oficina de Samba Enredo.
Crias do Salgueiro, Guilherme e Gustavo respiram o vermelho e branco desde crianças. Filhos de um dos diretores da escola, conhecido como Tio Tuninho, eles começaram no Aprendizes e hoje ocupam um dos postos mais honrosos à frente da Bateria Furiosa do Salgueiro.
Os mestres do Salgueiro tem o trabalho coletivo como marca essencial da excelência à frente da bateria, levando sempre o samba enredo da escola a emocionar quem assiste e receber notas máximas dos jurados.
Nascidos e criados na mesma rua da quadra salgueirense (Rua Silva Teles), os irmãos assumiram o posto principal da Furiosa. Em suas trajetórias, também trabalharam como músicos de artistas como Ludmilla e Xamã. Devido ao trabalho de sucesso, a dupla segue consolidada no comando da bateria e também realiza trabalhos de ensino musical, como oficinas de samba-enredo.
Serviço
Roda de conversa com o Mestre de Bateria do Salgueiro Guilherme Oliveira
Dia 14 de junho
13h
SINTRACON – Rua Trajano Reis, 538
📝 Ana Carolina Caldas
Foto: Daniel Rebello LIESC