19/05/2022
18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Em razão desse dia tão importante para a psicologia e para a psiquiatria brasileira, foi proposta para a minha turma de psicologia, da universidade Unifaat, que fizéssemos uma intervenção fotográfica, com o objetivo de trazer uma conscientização sobre o tema. Como nem a ciência explica essa tal de coincidência, eu tinha iniciado, meses antes, um projeto fotográfico sobre transtornos mentais e propus finalizar o mesmo e usá-lo nessa intervenção, alguns colegas de classe embarcaram nessa ideia e o resultado foi extremamente satisfatório, demonstrando que a união e o trabalho em equipe nos levam para lugares inimagináveis, algo bem simbólico para a data, que, entre outras causas, é uma forma de nos levar a refletir sobre a importância de incluir as pessoas com transtornos mentais na sociedade e sobre quão ineficaz é institucionalizar o portador. Depois de discutirmos juntos o tema, pensarmos em maneiras de representarmos cada transtorno ou situação que gostaríamos de retratar e de um dia inteiro executando os ensaios, chegamos ao total de 9 imagens, além da primeira que eu já tinha feito para o projeto, totalizando 10 fotografias, que eu compartilharei detalhadamente com vocês no final dessa semana, após a nossa intervenção acontecer oficialmente no campus.
E vale lembrar: Cuidar, não é trancar!