24/05/2026
TRAGÉDIA NO BENGO: Desabamento em mina artesanal mata 26 jovens exploradores de ouro em Nambuangongo
A Província do Bengo vive um dos episódios mais trágicos dos últimos tempos, após o desabamento de terra ocorrido nas primeiras horas deste sábado, 23 de Maio, no bairro Kifula, comuna de Canacassala, município de Nambuangongo, que provocou a morte de pelo menos 26 jovens exploradores de ouro. O número de vítimas poderá aumentar nas próximas horas, uma vez que as operações de remoção de corpos continuam no local da tragédia, onde quatro pessoas sobreviveram ao acidente.
Segundo dados avançados ao final da tarde deste sábado pela delegação do Secretariado Provincial da UNITA no Bengo, encabeçada pelo Secretário Provincial e deputado Moniz Alfredo, os jovens encontravam-se no interior de uma área de exploração artesanal de ouro quando ocorreu o desabamento de grandes quantidades de terra, soterrando dezenas de trabalhadores.
Os corpos das vítimas estão a ser transportados em tipóias, perante a insuficiência de meios adequados para responder à dimensão da tragédia. O clima no município de Nambuangongo é de luto e revolta, numa altura em que várias famílias aguardam informações sobre parentes desaparecidos.
Até ao momento, quatro jovens foram resgatados com vida, enquanto persistem receios de que mais pessoas possam ainda estar soterradas. As autoridades locais e membros da comunidade continuam mobilizados nas buscas, numa corrida contra o tempo.
A tragédia volta a expor os riscos associados à exploração artesanal e descontrolada de recursos minerais em várias regiões do país, frequentemente marcada pela ausência de condições de segurança, fiscalização e assistência técnica. O caso já provoca forte comoção social no Bengo e noutras províncias de Angola, reacendendo o debate sobre as condições em que muitos jovens arriscam a vida em busca de sustento.